20.12.08

Sapatada de al-Zeidi no arbusto




Tradutores eletrônicos inglês/português mostram o nome do ex-presidente dos EUA como Sr. Arbusto. Gosto disso. Passei a chama-lo assim, ainda que arbustos pertencentes à flora sejam do bem.

Sr. Arbusto é nome que o desqualifica geral - nem pertencente à flora, nem à fauna, muito menos à espécie animal humana. Nutre a esperança de que o Sr. Arbusto tenha a duração de uma tal variedade. Não é um Jequitibá, um Carvalho, um Pereira, muito menos um cajueiro ou um baobá. Isso me consola levemente e me irmana espiritualmente à Maitê Proença que também consegue ver a morte de certas pessoas como um alívio coletivo. (e os que não vêem a morte como um alívio, que acham isso muito desumano ficam, em sua elevada humanidade, engendrando punições, sevícias e vinganças que impõem muito maior sofrimento que a morte. Cai fora, hipocrisia!)

A sapatada inaugurada por al-Zeidi (e consequentes comemorações mundo afora) é o fato mais comentado em todos os noticiários. Um clérigo iraniano proclamou a intifada do sapato. O dono da fábrica do sapato usado no gesto de repúdio recebeu encomendas fabulosas e ineperadas do mesmo modelo. Manifestações descalças ou de empunhamento dos sapatos ganharam lugar, frequência e sentido.

Pés descalços sempre foram sinônimo de liberdade, mas não só. Indicam também pobreza ou primitivismo. Daqui pra frente, remeterão ao sr. Arbusto, fazendo com que todos se lembrem ou associem nitidamente o tanto que ele próprio lutou - se imolou mesmo - em prol da manutenção de níveis dramáticos de pobreza, da fome e da miséria no mundo.
Sinto-me chiquérrima descalça. Vou adotar. Singela homenagem a al-Zeidi, o Homem da Era, aquele que trocou os mísseis por sapatos para marcar posição!

2 comentários:

  1. Fantastico o uso Mr. Bush como senhor Arbusto e a repercussao do episódio dos sapatos. Surpreendente atitude do senhor dos sapatos ... Aqui nos EUA todas as mídias falavam sobre o assunto. Revoltante e hilário ao mesmo tempo, contribuo com a causa dos pés descalços e acredito que foram 8 anos que sugando paz, energia e recursos de todos para suprir necessidades egoístas e não sustentáveis, ou pra se acreditar em uma potência que não é bem mais uma potência ...

    ResponderExcluir
  2. Um prazer tê-la por aqui, Viviane!

    Você bem sabe que a nossa mídia dá mais destaque às notícias do exterior que às domésticas. Entretanto, a sapatada foi "O" assunto no mundo inteiro. Muita gente gostaria de experimentar a pontaria!!!

    Agora as notícias falam muito do clima aí, já que é possível falar de mudanças climáticas mais livremente agora. Muita neve, como há muitos anos não se via, em várias regiões, como a de Seatle, por exemplo. O assunto vem consumindo quilômetros de mídia impressa e muitos bytes na virtual! Espero que você esteja numa região que não sofra tanto com as tempestades.
    Um abraço,
    B

    ResponderExcluir