23.12.08

Saturno em Virgem

Cada um tem seu mapinha astral e segue viagem utilizando melhor ou pior seus talentos e oportunidades, mas o mundo gira e o céu está aí para todos. Impossível esquecer isso.

A despeito de como ele o contempla e como você se dá com ele, Saturno continuará em Virgem durante quase todo o ano de 2009. (Some-se a isso a colocação precisa no seu mapa astral por signo, por casa, aspectos e demais considerações, mas isso é outro papo.)

Para identificar o terreno precisamos lembrar que Virgem fala do serviço, da produção de cada dia, da rotina diária, dos seu hábitos, de como você serve e se serve do seu corpo, dos seus talentos, das suas possibilidades e as devolve ao mundo em forma de contribuição. Enrolei? Não. É que tudo repousa/pulsa no toma lá dá cá. Tudo.

Saturno checa, audita, faz pensar e trabalhar um assunto em especial. Em Virgem vem nos forçando a encarar uma discussão interna e muitas vezes externa sobre como empregamos, como estamos nos saindo ao devolvermos em forma de contribuição os dons e aprendizados que desfrutamos. Isso inclui os cuidados com o corpo, a vontade de mantê-lo saudável, a adoção de uma regra alimentar, a consevação e melhoria do desempenho físico, uma rotina disciplinada, um trabalho bem realizado, seja ele qual for, em que suas necessidades sejam consideradas, seus dons sejam empregados e aperfeiçoados. Produtividade disciplinada. É por aí. É esse o dever de casa do momento. É no que estamos trabalhando e temos até outubro para aprender melhor.

Disciplina é palavra que sacode os alicerces de toda a nossa emoção. Lembra crescimento, provação e castigo - palavras de Saturno, Senhor do Tempo. Os conceitos astrológicos são muito amplos, mas quem não sabe que crescemos absorvendo disciplina e que na falta desta surge uma pedra no caminho com o nome ou a aparência, ou a sensação ou o efeito de castigo?

Então há algumas coisas que precisamos rever. Produtividade e eficiência. Empenho. Prazer em servir, em contribuir, em expressar nossos talentos e treinamentos.

Parte dessa reflexão diz respeito a eficiência e perfeccionismo. A eficiência é saudável; o perfeccionismo é doentio. O aperfeiçoamento é desejável, se vale da humildade, é alcançável e se traduz em eficiência a médio e longo prazos. O perfeccionismo é o indesejado, intolerante, imediatista, arrogante e por fim não realiza para não ser julgado.

Neste momento, longo, de Saturno em Virgem – desde setembro do ano passado, 2007, durante todo o ano de 2008 e até outubro de 2009, a frase lapidar do pai do Frei Beto se instala e se acomoda definitivamente na bagagem de quem se importa em aprender: "quem não vive para servir não serve para viver".

Nenhum comentário:

Postar um comentário