19.12.08

É hoje!



É hoje! Sim, hoje é o dia!


Tenho que ir ao INSS, lembrei, logo de manhã. Hoje eu resolvo isso! Nem mais um adiamento!
Tomei um banho e fui, sem olhar para os lados. Lá chegando encontro na porta uma notícia: esta agência está fechada no dia de hoje devido à comemoração dos 155 anos de emancipação política do estad0.


Não entendi nada. O órgão não é Federal? Pode isso?


Já que estava no Centro fui procurar uma livraria especializada em astrologia. Só tinha metade do endereço: a rua, que é melhor do que só saber o número. Enquanto caminhava em busca da loja passei por um restaurante de comida japa da melhor qualidade. Já estava aberto mas era cedo para almoçar. Continuei. Não encontrava a loja nem ninguém que pudesse me orientar. Voltei ao restaurante, a essa altura já me arrastando sob o sol quente. Havia uma fila enorme na porta. Quis voltar para casa. Precisei andar um tanto. O sapato me machucou. A fome cresceu. A infelicidade tomou conta.
Já dá raiva ter que ir ao Inss, encontra-lo fechado por um feriado que não lhe diz respeito, não encontrar nem a livraria nem uma alma caridosa e leitora, que se importe, que note livrarias, encontrar fila em restaurante irresistível, fora o sapato, o sol, a fome... Posso até fazer a limonada, mas vai faltar açucar. Lua em Quarto Minguante. Deve ser isso!


Durante o périplo, enquanto a fome não me roubava a lucidez, observei que as calçadas e algumas lojas estavam bem mais movimentadas que de hábito. O que me chamou muito à atenção foi que o trânsito de sacolas era ínfimo, indigno de nota. Este é um mistério a ser analisado. Todo mundo comprando jóias e mantendo-as escondidas por prudência? Vão bombar as compras através da rede ou será que mandam entregar tudo ao Papai Noel para que ele faça a solene destinação pessoalmente?


Passadas as festas o resultado das pesquisas proclamará o incremento das vendas e a notícia: nunca houve na história deste país Natal melhor para o comércio. Todo ano a mesma coisa.


Isso me faz sentir que só eu estou fora do jogo. Não chego a me sentir mal mas também não acredito não.