17.1.10

Realizando os propósitos

De esperança em esperança vamos fazendo nosso caminho, com toda a ajuda que possamos conseguir. Há várias formas de orar e deuses para todos os gostos e necessidades. Bruxas acolhem todos os deuses e aceitam todas as formas de oração (quase). Apegam-se mais a uns do que a outros, conforme o temperamento, sabedoras de que a diversidade é condição essencial da nossa experiência e no fim dá tudo no mesmo.

Vou lhes contar sobre a oração que dei de presente a uns amigos que chegaram de repente na minha cabana na Floresta Encantada....



...para ver a minha nova máquina de costura. Justamente quando eu desembrulhava as últimas aquisições de tecidos.

Poupei os tecidos comprados e lancei mão de um suposto pano de prato, ganho de brinde numa das lojas, para  demonstrar o funcionamento encantador da máquina de costura. Digo" suposto" porque o pano, de qualidade mais que suspeita, não manteria as cores nem suportaria o batente nos 365 dias que o fazem - por humilhante provocação - exibir. Não suportaria inteiro nem a primeira lavagem. Tive pena do uso do algodão e dos pigmentos para um resultado tão sofrível.

Bruxa que se respeita, recicla. Arruma e rearruma o mundo, dá vida nova. Propus que fizessemos, então, uma moldura para colocar o calendário pendurado na cozinha deles.

Gostaram da idéia. Usamos panos escolhidos sem cuidado. Costuramos, pespontamos, inventamos e nos admiramos. Quando virou trabalho o deixamos de lado. Reuniões de Bruxaria são comandadas pela Conversa e pelo Prazer de desfrutar a Companhia de nossos Pares. Trabalho tem hora.

No dia seguinte tive o maior prazer em terminar de costurar o calendário, para fazer-lhes uma surpresa. Montei um painel com ilustrações e símbolos do que eles desejam para 2007. Exibida que sou, mostrei isso na minha outra casa, onde expliquei a razão pela qual escolhi cada colagem ou penduricalho.

Aqui, onde posso ser bruxosa que ninguém estranha, venho lembrar a todos da oportunidade de fazer algo semelhante. Não necessariamente em tecido nem sobre um calendário. Um painel que reúna várias técnicas - colagem de recortes, desenhos ou pinturas, conforme a criatividade de cada um.

Use ilustrações ou a representação simbólica, contando que cada elemento do seu painel tenha um significado muito claro para você. Um painel mágico. Um painel que fale a linguagem dos deuses.

Deixe-o sempre à vista. Por favor não o enfie numa gaveta nem na prateleira mais alta da estante!!! É para que você o veja, atualize, medite sobre ele ou apenas passe por ele sem nem ao menos notar. É um tipo de oração que todos os deuses entendem, acolhem e que fica lá rezando por você, mesmo quando você está fazendo o que precisa para sobreviver.

Que tal experimentar? Dê uma chance a esta forma de oração!

Um comentário:

  1. Gostei da proposta do calendário! pena não ter um pra "copiar" tua idéia. Vi teu comentáro em meu blog. Realmente eu sou maluca por trabalhos elaborados, e principalmente amo appliqué à mão, acho que por enquanto, dentro de todo universo que o patchwork nos oferece, é o que mais admiro e gosto de fazer! E qto mais cheio de ramos e flores e bordados agregados, mais eu gosto! Coisa pra maluco... Bjs!

    ResponderExcluir