4.1.10

Retalhando com força




Minha vassourinha adotou o teclado e tem me levado a viajar com prazer nos blogs e sites de profissionais do retalho/quilt/patchwork. 


Obras feiticeiras, encantadas, encantadoras.


Não posso ficar de fora. Quero conversar com todos, aprender, ver arte textil praticada no mundo inteiro - inteiro, sim. E com todos, sim, não "todas"! Não há apenas mulheres armadas com linha e agulha. Gosto da idéia de homens adotarem o quilting como profissão. Há alfaiates, tecelões, tapeceiros, homens que atingiram a fama dedicando-se à alta costura, e há os quilters também, e há muitos. Foi surpresa para mim, mostrada pela minha vassourinha virtual, mas  não que seja uma novidade em países onde o quilting é uma tradição forte.
Eu, precisei criar um canal de conversação, de troca, e me inserir no que representa uma comunidade imensa voltada para o uso de tecido, aplicação de cores e texturas e confecção de peças carregadas de feitiço. E convenções? Há muitas! Muitas... Minha vassourinha fica toda agitada...





As 24 horas do dia se tornaram insuficientes para tudo o que quero ver e fazer com o olhar brasileiro. As peças mais instigantes são aquelas que trazem a marca da personalidade do artesão e da cultura onde se inserem. Este é o meu ponto de reflexão. Amo os quilts irlandeses, mexicanos, australianos, neozelandeses, dinamarqueses, ingleses, jamaicanos, norteamericanos, canadenses, japoneses... contanto que eu possa identificar neles a procedência, instantaneamente, ao primeiro olhar. Se não trazem a marca de uma cultura, se não são uma construção sobre bases culturais, não passam de arremedos, de panos emendados.




A marca não está apenas nos motivos, mas na aplicação de cores. Quero refletir sobre isso e venho encontrando interlocutores que, até agora, apoiaram as idéias que apresentei - nem creio que sejam novas - que precisam ser reforçadas, trazidas à discussão, para que a globalização não signifique homogeinização.




O fogo está aceso, o caldeirão fervendo. Próximas poções serão materializadas em quilts. Aguarde ou vá me visitar na minha outra casa, um pouquinho menos retirada, para onde precisei levar a Floresta Encantada!!!

Um comentário:

  1. Thanks for visiting my blog, Beaz- it looks to me like yours is in Spanish, which I don't understand, but my sister in law is Spanish and my neighbours are from Chile so I do hope to learn. I can admire your lovely photos though!!

    ResponderExcluir