16.12.09

Patchwork Brasileiro



Vou continuar chamando de patchwork, mas me proponho a criar peças que tragam a assinatura do Brasil.

Claro que nós também temos a tradição do uso de retalhos mas, convenhamos que no exterior levaram a coisa mais a sério. Não apenas aproveitam retalhos. Adquirem freneticamente tecidos de algodão em diversos tons e estamparias. Fazem combinações lindíssimas em projetos simples e outros muito, muito sofisticados.

Podemos aprender com patchworkers de toda parte. Entretanto, posso estar enganada, mas venho achando as Australianas e Neozelandezas as mestras inspiradoras perfeitas para as patchworkers brasileiras. Conseguem juntar os motivos e técnicas tradicionais à cultura local e ao gosto tropical. Gosto de encontrar um canguru entre os flying geese, gosto das cores alegres, da assinatura da nacionalidade e meio ambiente deles.

Venho retomando a prática do patchwork, aprendida no interior de Ohio, muitos anos atrás, onde toda casa tem vários edredons quiltados e onde a Ohio Star deve ter primeiro apontado.

Minha proposta é confeccionar patchwork brasileiro. Tá bom, isso não é totalmente possível. Mas eu desejo ver a brasilidade em cada peça. A toalha abaixo é um exemplo.



A primeira reação, com tanto verde e vermelhos, pode ser de susto. Não se deixem levar. É linda! Podem acreditar. E não teria saído das mãos de uma senhora inglesa. Acho que não, por mais bruxas que elas tenham a fama de ser.

Logo logo vou postar o meu panô de araucárias, já que me enfiei na Floresta Encantada e convivo com elas.


Beijocas da Kitess.

5 comentários:

  1. Anônimo16.12.09

    Voce é uma senhora redatora e relatora.
    Onde estão os patchs?
    Eles andam sozinhos pelo mundo?
    Tem autorização para viajar?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Anônimo.
    Têm a minha autorização para viajarem, mas só irão quando forem convidados.

    ResponderExcluir
  3. Beatriz é escritora, contadora de histórias fantásticas - nos 2 sentidos - e recebeu nas suas mãos os dons dos deuses. Tece, fia, corta, costura, cozinha, borda, escreve, cria e o que mais sua infinita imaginação lhe diz pra fazer. Pessoa linda e especial, que carrega em si o dom de agradar e transformar grãos e comidas saborosíssimas, linhas e retalhos em arte e emoção! É uma grande honra poder desfrutar dessa amizade.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Tudo pretidigitação, amiga, mas obrigada assim mesmo. Você é mt especial. Isto sim. Bjs, B

    ResponderExcluir
  5. Tudo pretidigitação. Você, sim, é especial. Beijos,
    B

    ResponderExcluir