9.2.10

Todo mundo erra mas ...



... tem gente que abusa.

Digo isso sem arrogância. Sei que cometo erros, tanto falando quanto escrevendo. Uma escorregadela aqui, outra ali, são compreensíveis no Português, um idioma complexo, que a rigor não aconselha mas na prática admite e encoraja frases longas, nas quais muitas vezes perdemos a concordância gramatical e não raro a coerência do raciocínio. 

Idiomas latinos tendem ao barroco e isso complica tudo: pensamento, expressão e compreensão. Em Português é mais fácil complicar do que simplificar. Acontece de errarmos e isso vale para todos nós. Com algumas pessoas acontece mais, com petulante insistência. Essas eu não gosto de escutar. Por isso, tanto quanto o possível, tenho evitado as falas presidenciais dos últimos anos. 

Quando o assassinato ao idioma é muito violento, a Bruxa dentro de mim se revolta. Contraio músculos e reviro os olhos, tentando controla-la. Nem sempre consigo. Quem me conhece sabe quando a Bruxa está me socando as entranhas. Alguns amigos adoram o quanto ela me desfigura a face e retorce o corpo ao simples som de um barbarismo. 


A Bruxa e eu vamos enfrentar um tiroteio linguístico de grosso calibre durante 6 semanas, 4 horas por dia, 5 dias na semana, nos dias a seguir. Começou hoje e não estavamos prevenidas. Eu me virei e revirei, cruzei e descruzei pernas sempre tentando amenizar minha expressão facial. Até uma hora em que não deu mais. A professora disse, ou melhor, leu um texto impresso e várias vezes repassado. Ela pronunciou "pernitente". 


Pernitente?


Minha boca caiu, os olhos se arregalaram e fiquei esperando, ansiosa, uma indicação de que eu havia escutado mal. 


Mais adiante, a boca ainda no chão, os olhos estatelados, sobrancelhas encontrando a raiz dos cabelos, escutei de novo. Ela, a professora, repetiu, lendo outro trecho do mesmo texto: "pernitente".


Desde então fiquei matutando: 


A que mundo ela pernete?
A que mundo perneto eu?

A Bruxa se fez incontrolável. Este post tem como objetivo tentar acalmá-la. Preciso que a Bruxa compreenda: a turma à qual perneto, pernete, por sua vez, a essa professora, exímia em seu ofício. É importante que eu domine todas as técnicas pernitentes ao trabalho que quero desenvolver e esse curso pernete ao programa de aprendizagem que tracei para mim. 





Tenho medo que a Bruxa me expulse da aula. Preciso fazê-la entender que o Português pernete ao povo e que a voz do povo é a voz de Deus...


 Pronto! Agora mesmo é que a Bruxa se soltou de vez!



5 comentários:

  1. Bia, eu detesto escrever errado e mesmo assim tem horas que não tem jeito, quando vejo já foi. E a história da mudança no português? Adoro ideia com acento, IDÉIA!! Fica melhor a meu ver, fora outras palavras que nem sei se perderam ou não o acento e tem outras que tenho dúvida, aja/haja, tive que procurar no dicionário na internet e já esqueci rsrs, terei que fazer isso novamente.
    Mas está bom, são pequenas dúvidas que ainda tem jeito, o bravo é ver escrito você com Ç, "voçê", que horror!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKK Adorei o comentário!
    Sabe o que me assusta demais? Ler meus blogs preferidos, muitos de pessoas formadas que escrevem super errado, "voçê", "anciosa", "agente" junto no sentido de nós, são alguns exemplos. Dói aos meus olhos e ao meu vocabulário imperfeito, mas um pouco mais atencioso. Ah! Como dá vontade de dar uns toques, mas como boa menina prefiro fingir que nem li, vai que também encontrem vários erros meus.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9.2.10

    Dona brucha, a cenhora escrevi muito bem.
    Adoro te ler!
    Cempre que poço dou uma pasadinha por aqui. Já falei pras minhas amigas virem tamém.
    Aprendo muito aqui com os açuntos da senhora.

    Continui escrevendo bunito açim.

    ResponderExcluir
  4. rsrsrsrs

    Beatriz, amei!!!!

    Amei, amei, amei!!!

    Amiga, não deixe a bruxa consumir suas entranhas!! Dê um chazinho de camomila à ela antes da sessão tortura. Ou finja-se de morta.
    Mas prossiga com seu objetivo!!

    Querida adorei o selinho do Mercado Sênior, onde é que eu pego, também quero, senão vou ficar com invejinha...rsrsrsrsrsrs

    bjs,

    Stela

    ResponderExcluir
  5. Só uma palavra (até para não correr o risco de ser "pernitente").

    FANTÁSTICO!

    A Bruxa é maravilhosa!

    ResponderExcluir