14.1.10

Doutora Zilda Arns Neumann e o Haiti visto de cima

O avesso do bordado costuma ser feio, caótico e revelar vagamente o risco e efeitos obtidos do lado direito. Vira e mexe comparam a visão do avesso ao nosso limitado alcance visual, de baixo para cima. O lado direito, o superior, só nos seria revelado ao fim da obra, ou ao fim da nossa obra em vida.

Que Haiti estará vendo a Doutora Zilda  neste momento?

Doutora Zilda Arns Neumann, figura emblemática da luta contra a miséria e a favor da vida humana, foi tragada pela desgraça que paira, renitente, sobre aquele país. Talvez tão desolada pelo que via, tenha a ela sido dado o presente de ver o direito daquele bordado. Para acalmar seu coração missionário. Para amenizar a dor que lhe causava tamanha miséria e abandono da população.

Como a atriz que falece em cena e chama a atenção de todos à nobilíssima paixão pela Arte, pelo Teatro, Doutora Zilda Arns Neumann sucumbe em meio a uma catástrofe num território sobre o qual se diz sobreviver, mal e mal, a população mais necessitada, oprimida e miserável da Terra. Doutora Zilda teve uma vida voltada para a construção de um mundo melhor e uma morte que clama pela continuação do seu trabalho. Com mais afinco ainda, como tributo à sua memória - responsabilidade de todos nós.

Espero que a Doutora Zilda e todos aqueles vitimados pelo terremoto tenham ao menos o conforto de ver que o direito do bordado existe de fato. E se direito existe, um dia todos nós o veremos. E a identificaremos como um ponto de luz refulgente. Uma pedra preciosa, correspondente à vida da missionária, estará lá, colhendo os olhares para o que, aqui abaixo, chamamos de Haiti e vem ceifando muitas vidas, cada uma preciosa a seu modo.



Crédito do bordado: http://quiltista.blogspot.com/
.

4 comentários:

  1. Muito lindo, Beatriz! Sua sensibilidade veio à tona com toda beleza da sua essência.

    bjs,

    ResponderExcluir
  2. Que lindo texto....amei!!!!!!
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de suas palavras!
    Elas nos permitem perceber que podemos ver qualquer situação, por pior que ela nos pareça, por um outro lado. Do Outro Lado do Bordado da Vida; onde nos é permitido apreciar toda a Obra realizada numa condição mais elevada.
    Abraços

    ResponderExcluir