27.12.10

O Natal das bruxas

Entre todas as datas festivas o Natal é a mais extravagante aos olhos da bruxarada. O Cristo, que não nasceu nessa data, nem no ano 1, nem no ano zero, divulgou mensagem de igualdade e acolhimento no amor ao próximo, na caridade, na liberdade... Tudo o que deveria ser natural e espontâneo em todos os seres humanos. Incompreendido, foi pregado na cruz.  Seu exemplo, dorido, ficou a serviço de interesses diversos. Sentado à mão direita do Criador, espia o mundo e constata que morreu em vão.

Teria o Cristo desejado que as familias e as rodas de amigos se fechassem em torno de uma mesa farta ou, ao invés, que saíssem de si e dividissem o pão, agasalhassem os necessitados, abraçassem os desgarrados, os órfãos, os solitários, os saudosos, os magoados, os carentes de todo tipo, todos nós, uns aos outros? E que levassem esse gesto vida afora, sempre, sem trégua até que toda miséria, divisão e solidão fossem extintas? Que não houvesse resquício de insegurança entre os Homens, confiantes que seriam na sua própria espécie e na existência de Deus? Às bruxas, na sua infinita incerteza, parece que sim.

O Cristo, o mesmo que deixou a paciência (e o pacifismo) de lado atacando os vendilhões do templo, abençoaria Ele o comércio a propósito do Seu próprio nascimento? Abençoará aqueles que tantalizam  as crianças e os adultos que ainda não cresceram (e talvez jamais o façam), os necessitados, os endividados, os famintos e os desabrigados com o derrame de produtos além, muito além, de seu alcance? Ele, que repartiu o pão, abençoará a matança de animais para enfeitarem e enriquecerem as ceias? Abençoará Ele a idéia de que quanto mais presentes, e mais caros forem, tanto mais amado é aquele que os recebe e mais amante aquele que os oferece?

O Natal é um desafio para a compreensão de uma bruxa, espécie que se coloca, em geral, na contramão. Entre a manada se sentem estranhas e são estranhadas. Retiram-se. A ressaca das bruxas começa aos primeiros sinais do Natal. Os bêbados se recomporão. As bruxas, não.

2 comentários:

  1. Marise27.12.10

    Bem interessante sua reflexão... Penso que a prática do desapego, da solidariedade e do respeito seria realmente a salvação da raça humana. Entretanto, apesar de todas as nossas aflições e inquietudes isso ainda está longe de ocorrer. Bençãos de luz.

    ResponderExcluir
  2. Bruxinha, a bruxa aí de cima é minha mãe. Veja só, ela te achou rsrs (depois vou perguntar se ela mesma, pelo menos o nome sim).

    Mas voltando ao assunto, muitos dizem que Jesus nasceu no signo de Peixes, então...


    Beijos

    ResponderExcluir